Qual a importância do planejamento financeiro para o empreendedor?

Você sabia que a forma como você trata as finanças de sua empresa pode determinar o sucesso ou o fracasso da mesma?


Em minha carreira corporativa já vi de tudo um pouco... já vi dono que usava o capital da empresa para custear suas despesas pessoais, já vi empresa que apesar de estrutura não tinha comprometimento com suas diretrizes, entre outros casos.

Não podemos deixar que a crença de que: "o dinheiro que entrará no caixa é meu", bagunçar o fluxo de caixa e com isso comprometer a viabilidade do seu negócio!

Então o que deve-se fazer nesse caso?

  1. Estabeleça o seu PROLABORE (sálario do empresário) no início do trabalho, isso será fundamental para entender quanto a empresa precisa faturar de modo que ela consiga pagar as despesas e a sua remuneração. Geralmente, quando a empresa está começando e ainda não tem grandes resultados financeiros aplica- se o valor do salário mínimo como base. É extremamente importante ter clareza nesse ponto, para que no futuro não haja frustração!

  2. Ao formalizar-se, seu negócio terá um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), com ele você poderá abrir uma conta bancária empresarial, e toda receita oriunda da prestação de serviço ou venda de produtos e as saídas relacionadas a operação deverão entrar e sair dessa conta, inclusive o prolabore!

  3. Monte um fluxo de caixa, não precisa ser algo muito elaborado, mas que você consiga controlar de forma fácil de tudo que entra e que sai (vou deixar um modelo bem simples para que você consiga começar a controlar suas despesas).

  4. Leve em consideração sazonalidades (períodos forte ou baixos no faturamento), emergências, estoques, aumento de demanda, para isso tenha uma RESERVA DE EMERGÊNCIA, ela será a garantia para esse momentos. Importante: Adéque suas despesas a realidade de seu faturamento, ou seja ao perceber a queda no faturamento procure negociar e até diminuir suas despesas.

  5. Cuidado para não ajustar seu padrão de vida conforme o faturamento da empresa!!!

Lição - Empreendedorismo: "Saber administrar suas finanças não é coisa tão fácil. Também nem todo empresário é um empreendedor. O empreendedor tem visão, se arrisca e aproveita a crise para se sobressair com as suas boas idéias. Por isso, não basta ter só dinheiro, tem que ser empreendedor." Lenilson Xavier

Se seguindo esses passos, a empresa continuar performando acima do esperado e permanecer com os resultados positivos por mais tempo, mediante um planejamento financeiro adequado você poderá gradativamente aumentar o seu "salário", sempre lembrando de sua responsabilidade de empreendedor.



Modelo de fluxo de caixa:


Modelo de Fluxo de Caixa
.xlsx
Download XLSX • 13KB

#planejamentofinanceiro #controle #gestãofinanceira #prolabore

12 visualizações