Produtividade, você sabe o que é?

(pro.du.ti.vi.da.de)

sf.

1. Qualidade, característica ou capacidade do que ou de quem é produtivo; capacidade de produzir [ Antôn.: improdutividade ]

2. Eficiência, rendimento na produção


Como o próprio nome já indica está relacionado ao que se produz. É a capacidade de fazer mais e melhor num determinado período.

Esse é outro ponto muitooooo falado nos dias de hoje, mas mal compreendido!

Muitas pessoas acreditam que ser produtivo é ser multitarefas (estar ocupado fazendo muitas coisas ao mesmo tempo), no entanto estudos já comprovam que nosso cérebro trabalha de forma monotarefa. E o que isso quer dizer? Ele foca em apenas uma tarefa, enquanto que as outras ele trabalha superficialmente.

Isso nos leva a outro questionamento... Como ser produtivo num ambiente cheio de tarefas e pouco tempo para fazer tudo?

Os especialistas em produtividade nos dão dicas incríveis que podem nos auxiliar nessa jornada como:

  1. Seja Monotarefas - procure executar uma atividade de cada vez! Com foco e disciplina você será muito mais acertivo. Lembre-se que as atividades precisam ter começo, meio e fim.

  2. Organize suas atividades - liste tudo o que você precisa fazer e foque no que é mais importante, quebre essas atividades em pequenos blocos isso facilitará no processo de execução.

  3. Abandone Pensamentos infantis - no dia a dia temos tarefas mais ou menos agradáveis e que mesmo assim precisam ser feitas, quanto antes você entender isso melhor para sua produtividade.

  4. Mapei seus sabotadores - situações ou pessoas que interrompem suas atividades e desta forma prejudicam sua produtividade, ex. mídias sociais, televisão e tudo o que te faz perder tempo. Faça gestão do seu tempo!

  5. Seja menos prestativo (saiba dizer NÃO) - aqui não é para você se tornar uma pessoa ruim, mas sim uma pessoa que entende o significado de organização, se toda hora você parar para ajudar alguém suas atividade irão acumular e você terá a sensação de não dar conta.

  6. Não espere ter motivação - motivação é uma variável que depende de uma série de outras coisas ou situações e se isso for um fator predominante para sua produção você sempre será prejudicado por isso.

Não seja refém da sua motivação, por que ela acaba. Seja refém da sua disciplina, pois ela fará você seguir quando não houve motivação nenhuma. Caio Carneiro

Não sei se percebeu, mas produtividade está relacionada diretamente a outras duas atividades... FOCO e DISCIPLINA, onde:

  • FOCO - é a capacidade de canalizar suas energias para uma mesma atividade

  • DISCIPLINA - é a capacidade seguir padrões e com isso ser obediente ao que foi planejado.

Então o que preciso fazer para ser produtivo no começo do meu negócio?

Na live que fizemos com a Coach de Empreendedorismo Ágil - Camila Moura (vou deixar o link da live e o site dela no final), ela nos deu uma sérieee de dicas de como melhorar nossa produtividade:

  1. Tenha o seu "POR QUÊ" definido - ele é o que nos motiva a continuar mesmo diante das dificuldades que virão.

  2. Encontre uma forma de se organizar - a ferramenta a ser usada DEVE ser a que funciona para você (genda, trello, planilha, planner...).

  3. Metodologia Sprint - divida suas tarefas em blocos de foco total seguido de um momento de descanso, isso ajudará na sua produtividade.

  4. Valorize suas pequenas conquistas - concluiu uma atividade, mesmo que pequena comemore, isso será muito importante para sua motivação.

Entenda que empreender não é apenas construir um negóocio que deu certo, e sim algo que tem valor para as outras pessoas, pense o que você pode mudar hoje na sua rotina que vai ajudar na sua produtividade e com isso fazer seu negócio atingir outros patamares.


Site: https://www.consultoriagil.com.br/

Live: https://www.youtube.com/watch?v=eJ03mzREUME


#produtividade #foco #disciplina #empreendedorismoagil #insights #comecandoempreender