Marketing de Rede

Atualizado: Jul 9

Como surgiu? Marketing de relacionamento é pirâmide?


O Marketing de Rede (também conhecido como Multinível ou Relacionamento), iniciou com as vendas diretas nos anos 40, umas da empresas pioneiras foi a Watkins que na época chegou a ser a maior do mundo no segmento das vendas diretas.

Posteriormente esse modelo de negócio ficou assim conhecido devido o formato hierárquico, onde os novos integrantes formam a base do desenho da pirâmide.

Como todo negócio legal, possui regulamentação, é possível consultar essas empresas registradas no site da ABEVD – Associação Brasileira de Vendas Diretas (https://www.abevd.org.br/empresas-associadas/).

De acordo com a DSN Global 100 publicou em abril/2020 (https://www.directsellingnews.com/dsn-announces-2020-global-100-list/) o ranking com as 100 maiores empresas das vendas diretas e apontou que 48% da empresas apresentaram crescimento entre os anos de 2018 e 2019, o segmento é extremamente animador.

Se aproveitando disso alguns mal-intencionados usaram desse modelo para construir negócios fraudulentos e assim enganar as pessoas. É caracterizado pela ausência de serviço/produto relevante para o mercado, exaltação de ganhos rápidos e fáceis basicamente com a entrada de novos integrantes, além de irregularidades tributárias e legais. - PIRÂMIDE FINANCEIRA É CRIME!


Então como saber se é marketing de redel ou pirâmide?

Primeiramente deve- se pesquisar, a empresa possui um serviço/ produto que tem relevância no mercado, o valor é competitivo, tem perpetuidade, ou seja se esse negócio possui vida longa... Ex. Jeunesse, Natura, Mary Kay, qual a origem principal do faturamento... Ex. Produtos/ serviços ou entrada de novos membros, a empresa é regulamentada e está em dia com o fisco.

Toda empresa, cujo faturamento gerado pela "taxa de adesão" é maior que a movimentação de produto/serviço é uma pirâmide financeira.

Esse modelo de negócio se estende por através dos relacionamentos/ conexões, desta forma a medida que se expande o mercado consumidor, é possível ampliar a rede e com isso chegar em lugares que as vezes o tradicional não chega.

É também uma ótima oportunidade para quem que quer começar a empreender, pois possui um baixo investimento e risco 0, permite trabalhar em paralelo com outras atividades, além de proporcionar crescimento e desenvolvimento pessoal.

O marketing de rede não é perfeito, é apenas melhor. Eric Worre

#marketing #relacionamento #marketingderelacionamento #negócios #oportunidade #ABEVD #multinível

11 visualizações