Mindset

Atualizado: Jul 11

Mas o que é esse tal de mindset que tanto ouvimos falar?

A palavra Mindset vem da junção de duas outras palavras do inglês - "mind - mente" e "set - que dentre inumeras coisas pode significar conjunto", traduzindo para o português assumiu o significado de mentalidade.

Segundo Carol Dweck, estudiosa da área e autora do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, mostra o nosso modo otimista ou pessimista de perceber os desafios da vida e como nos comportamos diante deles.

Temos 2 tipos de mindset, sendo eles Mindset fixo e Mindset de crescimento: No Mindset fixo - são pessoas conformadas, acreditam que é impossível mudar, possuem uma visão mais pessimista da vida.


De acordo com Carol Dweck, são as pessoas resignadas, que aceitam as condições que lhe são impostas.

Essas pessoas também acreditam que é impossivel desenvolver novas habilidades, que para que o sucesso aconteça você tenha nascido com os "dons" que lhe permitiram atingir esse resultado.

E no Mindset de crescimento - são pessoas de mente aberta, que acreditam que tudo é possível quando se tem atitude, ação e resiliência, elas entendem que no processo de crescimento erros surgem, mas sempre é possível recomeçar, são indivíduos otimistas.

Ok, mas como o Mindset influência a minha vida?

A partir do momento que você identifica qual é o seu tipo de mindset, pode buscar formas de transformá-lo e com isso crescer não apenas financeiramente como pessoalmente tornando- se uma pessoa melhor para você e para o outro.

Então, como eu identifiquei o meu mindset?

Quando eu comecei a estudar sobre o assunto percebi que tinha características dos dois tipos, porém em mim é predominante o Mindset de Crescimento... sou uma eterna inconformada e estou sempre em busca de aprimoramento intelectual e pessoal.

Eu acredito que só conseguimos crescer e nos desenvolver a medida que compreendemos e conhecemos nossas fraquezas, desta forma é possível desenvolver habilidades de aprimoramento e com isso fazer de minha fraqueza uma força.

Quando as pessoas acreditam que suas qualidades básicas podem ser desenvolvidas, os fracassos podem ser dolorosos, mas não as definem. Carol Dweck

#mindset #mindsetfixo #mindsetdecrescimento #mudança #perspectiva #evolução


Vou deixar o link do livro, para quem quizer conhecer:

https://www.amazon.com.br/gp/product/8547000240/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1789&creative=9325&creativeASIN=8547000240&linkCode=as2&tag=rosialvesi0d3-20&linkId=72fb82b0529a8428ae35ad3877af108e

43 visualizações3 comentários